A partir das 14h desta segunda-feira, até às 21h do dia 5 de novembro, o Senai-SP estará com inscrições abertas para 33 Cursos Técnicos, totalmente gratuitos, em 68 escolas instaladas em 49 municípios do Estado. No total serão 4.590 vagas, sendo, 1.657 na Capital, 850 na Grande São Paulo e 2.083 no interior. As aulas começam no primeiro semestre de 2011. Para se inscrever, o candidato deve acessar o site www.sp.senai.br/processoseletivo. O valor da taxa de inscrição é de R$ 37.
Os interessados deverão ter o Ensino Médio concluído ou estar matriculados em curso que lhes permita concluir o Ensino Médio até a data de início das aulas. Os cursos, na sua maioria, têm duração de 1.600 horas (equivalente a dois anos), incluindo estágio supervisionado, que é obrigatório.
Cada candidato poderá se inscrever em uma única habilitação, exclusivamente na Escola Senai em que pretende realizar o curso. Também poderá se candidatar para outro turno do curso pretendido em 2º opção.
Cursos Oferecidos: Alimentos, Automação Industrial, Calçados, Cerâmica, Desenho de projetos, Design de móveis, Edificações, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Eletrotécnica, Eletrônica, Equipamentos Biomédicos, Fabricação mecânica, Impressão gráfica, Gráfico em rotogravura e flexografia, Impressão offset, Instrumentação, Logística, Manutenção Automotiva, Manutenção Mecânica, Mecânica, Mecânica de precisão, Mecatrônica, Metalurgia, Móveis, Plásticos, Pré-impressão gráfica, Química, Redes de computadores, Refrigeração e Climaticação, Telecomunicações, Têxtil e Vestuário.
Não serão aceitas inscrições de alunos regularmente matriculados em cursos oferecidos gratuitamente pelo Senai-SP e que pretendam cursá-los simultaneamente.
Provas
A prova, composta por 60 questões de múltipla escolha (20 de Língua Portuguesa, 20 de Matemática e 20 de Ciências da Natureza/Física, Química e Biologia), em nível de Ensino Médio, conforme programa apresentado no manual do candidato, será aplicada no dia 28 de novembro e terá duração de 2h30.
O gabarito será divulgado no endereço www.sp.senai.br/processoseletivo a partir das 14h do dia 29. No dia 20 de dezembro a lista dos aprovados será publicada no site da instituição. Os selecionados na primeira chamada deverão matricular-se de 20 a 22 de dezembro.
Mais informações podem ser obtidas no site www.sp.senai.br ou pelos telefones (11) 3528-2000 para Capital e Grande SP e 0800 551000 para demais localidades.
As informações sobre este processo foram divulgadas pela faculdade ou instituto responsável pelo exame. Nem sempre as alterações no processo são informadas ao Terra Vestibular. Em caso de dúvidas, consulte diretamente o site da instituição.
A partir deste processo seletivo, as inscrições serão realizadas pela Internet, no endereço www.sp.senai.br/processoseletivo. Os candidatos interessados deverão ter o Ensino Médio concluído ou estarem matriculados em curso que lhes permita concluir o Ensino Médio até a data de início das aulas. O valor da taxa de inscrição é de R$ 37,00.
Cada candidato poderá se inscrever em uma única habilitação, exclusivamente na Escola Senai em que pretende realizar o curso. Também poderá se candidatar para outro turno do curso pretendido em 2º opção.
Não serão aceitas inscrições de alunos regularmente matriculados em cursos oferecidos gratuitamente pelo Senai-SP e que pretendam cursá-los simultaneamente.
A prova de seleção será realizada no dia 28 de novembro, domingo, e terá 60 questões de múltipla escolha em nível de conclusão do ensino médio. Serão aferidos conhecimentos das disciplinas de Língua Portuguesa (20 questões), Matemática (20 questões) e Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia), também com 20 questões. Será concedido tempo de 2h30 para a resolução das questões. O gabarito será divulgado no website www.sp.senai.br/processoseletivo a partir das 14 horas do dia 29 de novembro. A lista dos aprovados também poderá ser aferida no site, a partir das 14 horas, no dia 20 de dezembro de 2010.
Os cursos do Senai-SP estão sintonizados com as tendências mais modernas do mercado de trabalho no setor industrial, o que se reflete nos índices de absorção dos formandos. Segundo pesquisa feita com ex-alunos após um ano da conclusão, 82% estavam empregados.